domingo, 7 de fevereiro de 2010

Acordar e logo depois ouvir Noel é tudo de bom.

Pois foi assim que hoje aconteceu comigo.

Estamos em 2010, ano em que Noel Rosa completaria 100 anos, se estivesse vivo. Nascido em 11 de dezembro de 1910, Nöel de Medeiros Rosa conseguiu nos seus vinte e seis anos e cinco meses incompletos de vida neste planeta Terra, ser um dos maiores compositores de samba de todos os tempos.


Em todo o Brasil haverá homenagens ao seu centenário. Eu já comecei a participar dessas homenagens no mês de janeiro, quando fui assistir, aqui na sala Baden Powell, Henrique Cazes e Cristina Buarque no show “Sem Tostão”, cantando Noel Rosa. Não preciso nem dizer que foi m+a+r+a+v+i-l+h+o+s+o !!!!!

Hoje , fevereiro, lá fui eu de novo para mais uma homenagem.
Está acontecendo aqui no Rio de Janeiro o projeto Música no Museu. Uma vez por mês há um show em um museu diferente da cidade, num domingo, às 11:30 da manhã. Hoje o show foi no Museu de Arte Moderna- MAM e o melhor, homenageando Noel Rosa.

Alfredo Delpenho, meu sobrinho emprestado (emprestado pela Karlinha, Cininho, Zuzuca e Inês - esses 3 últimos seus tios de sangue), estava lá dando ar de sua graça, aliás , do seu talento, cantando maravilhosamente bem. Precisou sair correndo pois ainda tinha teatro para fazer; SASSARICANDO em sua 4ª temporada e à noite o festival de Marchinhas, na Fundição Progresso. Acabei de vê-lo no Fantástico cantando a marchinha vencedora.


Inês, tia preocupadíssima, logo saiu com aquela: Meus Deus, esse menino não vai nem almoçar... !!! Como eu já havia escutado ele combinar com os outros músicos que iriam almoçar num restaurante de frutos do mar, a tranquilizei.

Ao seu lado, no palco, Beto Cazes, figurinha fácil, nos melhores shows de MPB, bossa nova, choro, samba, no Brasil e no exterior. Aliás, às vezes, eu penso que ele é ONIPRESENTE. O cara tá em todas !!!! Percussionista de primeira!

E para fechar a triangulação: Henrique Cazes. Músico cavaquinista, violonista, arranjador, chorão, pesquisador, produtor... Ah! Canta também; e bem. Preciso falar mais alguma coisa?
Cheguei para ele e disse: Henrique, você vai me garantir um show por mês só de Noel Rosa, até dezembro? Ele: É claro, preciso pagar muitas contas!


Ótimo! Eu tenho Noel o ano inteiro e Henrique poderá pagar suas contas.


Texto e fotos: Marluci Costa.

Exceto a foto do Noel, é claro! hehehehe


=========================================