quarta-feira, 23 de março de 2011

Eu moro no planeta ÁGUA...


... Já que dois terços do planeta Terra são formados por este precioso líquido.

E por que não celebrar isso?



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Se a ONU está preocupada, então temos que nos preocupar também tomando os devidos cuidados para não desperdiçarmos esse tesouro de VIDA.




Dez Dicas para Economiza Água


• 1. Banho rápido


Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.


• 2. Escovando os dentes


Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.


• 3. Torneira fechada


Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.


• 4. Descarga


Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.


• 5. Lavando louça


Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.


• 6. Lavando o carro


Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!


• 7. Mangueira, vassoura e balde


Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).


• 8. Jardim


Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.


• 9. Aquário


Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.


• 10. Pressão política


Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.


§     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §     §    §     §     §     §      §


quinta-feira, 10 de março de 2011

Minhas novas guardiãs



Abri o portão e lá estavam elas na varanda. Ficaram bastante assustadas e logo começaram a emitir um som estalante e bater as asas.



Assustamo-nos umas com as outras. Só que eu não gritei e nem bati asas, mas quem estava próximo a mim ouviu as batidas do meu coração que, com o susto, foi parar na garganta.


Logo refeita, me muni de coragem e mostrei para elas quem mandava ali. Com alguns golpes de guarda-chuva no ar procurei afastá-las, pois precisava entrar na minha casa. Elas entenderam rápido e foram, uma para o telhado e outra para o muro que divide as casas.




 
Olhei-as petrificada com o bater das asas longas. Não eram de grande porte, castanhas com olhos amarelos, diria que quase ameaçadores, mas ao mesmo tempo, belos, sublimes e profundos.


Desde criança sempre escutei que coruja era sinônimo de mau pressagio, agouro, dizia o povo lá da terra...


Não foi nada disso que elas me passaram. Tive uma sensação de proteção. Até porque elas são caçadoras, comem ratos e insetos.


Já fui embora... Voltei... e elas continuam lá... fiéis vigilantes.

 
A lenda das Corujas



Uma de nossas lendas indígenas, conta que no começo do mundo só havia o dia. A noite estava adormecida nas profundezas do rio com Boiúna, cobra grande que era senhora do rio.A filha de Boiúna se casou com um rapaz de outra tribo mas não dormia com ele porque nunca era noite. Até que um dia o rapaz mandou 3 amigos buscar a noite no fundo do rio. Boiúna entregou a noite dentro de um caroço de tucumã. Na volta eles abriram o caroço , deixando a noite escapar e tudo escureceu.


A moça então resolveu separar a noite do dia e pegou um fio de seu cabelo transformou-o em ave e disse:


- Tu serás cujubin e cantaras sempre que a manhã estiver chegando.


Depois pegou outro fio, transformou-o em ave e disse:


- Tu serás coruja e cantarás sempre que a noite chegar.


E assim o dia passou a ter dois períodos.




§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Fotos Marluzis

sábado, 5 de março de 2011

O mundo mágico de Escher

  

Corram para ver !!!

Eu e Gabriel conferimos.


 Vai até dia 27 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - RJ

As obras do artista holandês M.C. Escher,  mestre da ilusão ótica estão em exposição no RJ ! São 92 gravuras originais, um filme 3D e instalações interativas para os visitantes mergulharem em tantos efeitos visuais causadas pelos padrões geométricos!




Ilusão de ótica, metamorfoses, o poder da cor e da luz com muita mensagem subliminar.

O projeto de iluminação é do meu grande amigo Antonio Mendel!



O CCB fica na rua Primeiro de Março, 66 – Centro -  RJ

Funcionamento de terça a domingo, das 9h às 21h.



Fotos:  Marluzis e Gabriel Costa